Atvos


» Newsletter

» Tempo

» Informações do Setor


Fertirrigação:

Biosev amplia produtividade com gotejamento e novas variedades de cana no Nordeste.


09/10/2017 às 10:03
foto Portal do Agronegócio

A Biosev já está colhendo os resultados do investimento de R$ 6,8 milhões no projeto piloto de fertirrigação por gotejamento de cana na Unidade Estivas (RN). Inspirado no modelo de irrigação utilizado nas fazendas de maior tecnologia no mundo, o gotejamento permitiu ampliar a produtividade da cultura. A colheita na safra 2016/2017 foi de 133 toneladas de cana por hectare nas áreas com o uso da tecnologia, sendo que a variedade mais produtiva chegou a produzir 160 toneladas por hectare. Em comparação, a produtividade média da Biosev no país é de 85 toneladas por hectare. Em São Paulo, é de cerca de 90 tonelada por hectare.

 

A combinação deste projeto à pesquisa, desenvolvimento e seleção de novas variedades permitirá que a empresa aumente a produção de cana sem ampliar as áreas de cultivo, além de abrir um novo horizonte para o setor em áreas do país até então consideradas pouco produtivas. O potencial de uso dessa tecnologia é superior a 6 mil hectares nas áreas atualmente geridas pela cia do Nordeste. Os resultados apontam para um crescimento de 122% no volume de cana por hectare.

 

O projeto de gotejamento conta atualmente com 264 hectares em uma fazenda experimental, com estrutura já instalada para expansão em mais 140 hectares na safra 2018/2019. A proposta é definir as melhores variedades e manejo, os quais reduziram o tempo de retorno do investimento, aumentando sua viabilidade. 

 

“Além do expressivo aumento de produtividade e volume da cana, o sistema de irrigação por gotejamento permite ganho de longevidade, sendo o canavial reformado após o 10º corte, o dobro do que é feito atualmente, reduzindo significativamente o custo de produção”, explica Ricardo Lopes da Silva, Diretor de Operações e Originação da Biosev. “A redução de custos passa também pelo uso mais eficiente da água e de defensivos e fertilizantes utilizando essa água como veículo”, afirma. Esse processo garante que as raízes absorvam a água e os nutrientes de acordo com a necessidade do desenvolvimento da cultura.

 



» Comentários

Etanolhotel 10