Oscilações do câmbio pressionam setor moageiro brasileiro

Abitrigo alerta que a alta do dólar e os custos crescentes dos moinhos devem resultar em aumento na farinha de trigo

Oscilações do câmbio pressi

O significativo aumento da cotação do dólar segue impactando diretamente a indústria moageira nacional. O presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), embaixador Rubens Barbosa, esclarece que esse movimento de alta no câmbio teve e continuará tendo impacto no preço do trigo e da farinha.

Mesmo com uma possível redução na cotação do dólar, as exportações do Rio Grande do Sul (cerca de 1,5 milhão de toneladas) já foram realizadas, e haverá a necessidade de importação de trigo pelo Paraná.

O Brasil, que ainda depende da importação de trigo para complementar sua produção interna, enfrentou um cenário desafiador em 2024, marcado por volatilidade nas cotações internacionais, adversidades climáticas e uma expressiva redução na produção nacional. Esses fatores, combinados com a valorização do dólar, já estão sendo refletidos nos custos dos moinhos, aumentando a pressão sobre toda a cadeia produtiva e indicando que o aumento da farinha de trigo será inevitável.

Notícias relacionadas
© E32: o Brasil não pode tratar o etanol como problema quando o mundo busca segurança energética

E32: o Brasil não pode tratar o etanol como problema quando o mundo busca segurança energética

© O que é fato e o que é mito em relação à biomassa em MT

O que é fato e o que é mito em relação à biomassa em MT

© Acordo entre EUA e Irã não elimina incertezas e reforça transformação das cadeias globais de produção

Acordo entre EUA e Irã não elimina incertezas e reforça transformação das cadeias globais de produção

© Etanol de milho avança no país e muda a dinâmica de mercado de biocombustíveis

Etanol de milho avança no país e muda a dinâmica de mercado de biocombustíveis

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook