Tecnologia ajuda na compra de fertilizantes, defensivos e sementes

Plataforma oferece "lista de compras" aos produtores rurais. Agricultor recebe diferentes orçamentos para comparar preços e escolher a melhor opção

Tecnologia ajuda na compra de

O trabalho no campo é multitarefa. Além das responsabilidades agrícolas, o produtor rural também precisa cuidar da casa onde mora com a família e, entre outras funções, da compra dos insumos para o plantio. Embora esta última ação ainda ocorra presencialmente, com o deslocamento do produtor rural até uma agropecuária – ou várias, no caso de pesquisa de preço – ou quando ele recebe a visita de técnicos agrícolas, a tecnologia vem encurtando distâncias.

Comprar produtos sem sair de casa, por exemplo, não é mais cena de filme futurista ou apenas algo exclusivo de itens básicos do delivery. Na plataforma da Insumo Agrícola, agrotech que coloca agricultores em contato direto com fornecedores, é possível fazer, de graça, uma lista de compras em menos de cinco minutos. Bastam alguns cliques para que o produtor solicite seu pedido para a compra de fertilizantes, defensivos e sementes, itens disponíveis na agrotech.

“À medida que o pai, dono da fazenda, vai passando a gestão para o filho, que é mais moderno, talvez já com algum curso universitário, essa tecnologia vai entrando cada vez mais na rotina da fazenda. Há também os produtores que já vêm utilizando o sistema, por entenderem que é vantajoso”, comenta Luca Olsen, CFO da Insumo Agrícola. O uso da solução aumenta a chance de bons negócios para os produtores, já que permite a comparação de preços, negociação direta com o fornecedor e o recebimento de diversos orçamentos.

“É muito mais simples do que ir de loja em loja, buscando o melhor preço, item por item. Pela plataforma, o produtor tem a chance de [encontrar] diferentes fornecedores de todo o Brasil que poderão entregar [o produto] para ele”, explica Olsen. A lista de compras está disponível no site da Insumo Agrícola, de fácil navegação no computador, notebook e celular. O produtor pode inserir a forma/prazo de pagamento e urgência da resposta da cotação. Também, pode descrever as características do produto, fazer observações em aba específica para isso. Basta preencher alguns dados pessoais para receber as devolutivas e pronto: tudo isso em menos de cinco minutos. “A grande vantagem é que ele pode fazer vários pedidos e receber orçamentos de diferentes fornecedores, pode comparar preços e escolher a melhor opção”. O produtor consegue receber os produtos na porteira de sua fazenda ou pode retirar a compra no galpão do fabricante.

O agronegócio brasileiro movimenta aproximadamente R$ 1 trilhão ao ano, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A solução de pedido de compra é simples e ao mesmo tempo é inovadora, já que faz com que as famílias que gerem as propriedades abram a mente, o coração e a porteira, para novas experiências. “A ideia é otimizar o tempo e ajudar na gestão”, diz o CFO.

Notícias relacionadas
© Estudo revela presença de agrotóxicos em água da chuva em cidades paulistas, incluindo substâncias proibidas no Brasil

Estudo revela presença de agrotóxicos em água da chuva em cidades paulistas, incluindo substâncias proibidas no Brasil

© Restrições a defensivos químicos ameaçam agricultura na Europa, aponta especialista

Restrições a defensivos químicos ameaçam agricultura na Europa, aponta especialista

© Área tratada por defensivos agrícolas no Brasil cresce 9,2% em 2024

Área tratada por defensivos agrícolas no Brasil cresce 9,2% em 2024

© Morte de abelhas leva a Polícia Científica do Paraná a identificar agrotóxico usado irregularmente no Brasil

Morte de abelhas leva a Polícia Científica do Paraná a identificar agrotóxico usado irregularmente no Brasil

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook