Paraná avança na descarbonização da indústria com apoio do governo estadual e do Sistema Fiep

Iniciativa busca fortalecer a competitividade do setor industrial por meio de práticas sustentáveis e inovação tecnológica

Paraná avança na descarboniz

O Paraná dá mais um passo rumo à sustentabilidade com o fortalecimento de parcerias estratégicas entre o setor público e a indústria. Em reunião realizada nesta terça-feira (20), em Curitiba, o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, e o presidente do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Edson Vasconcelos, discutiram ações voltadas à descarbonização da indústria paranaense e ao estímulo à inovação tecnológica sustentável.

O principal destaque foi o Projeto de Descarbonização da Indústria, em fase de implantação pelo Sistema Indústria, que busca promover a transição energética no setor industrial paranaense. A proposta é incentivar o uso de fontes renováveis, aumentar a eficiência no uso de recursos e implementar práticas produtivas sustentáveis. O Governo do Estado foi convidado a ser parceiro da iniciativa, e o secretário Rafael Greca reafirmou o compromisso com metas ambientais, colocando a Sedest à disposição para apoiar o projeto.

“Projetos como esse mostram que o futuro verde da indústria está em construção no presente”, destacou Greca. A iniciativa está alinhada com os compromissos ambientais assumidos pelo Paraná, que busca atingir a neutralidade climática até 2050.

Para Edson Vasconcelos, presidente da Fiep, o projeto tem caráter estratégico, principalmente diante das exigências dos mercados internacionais por produtos com menor pegada de carbono. “Queremos levar mais conhecimento, capacitação e incentivo para que as empresas realizem seus inventários e avancem na descarbonização. A rastreabilidade da descarbonização dos produtos paranaenses será fundamental, especialmente diante das oportunidades nos mercados europeu e global”, afirmou.

Inovação e mobilidade inteligente

Durante o encontro, o secretário também conheceu o Habitat Mobilidade, espaço em implantação no Campus da Indústria que reunirá empresas, startups, institutos de pesquisa e órgãos públicos para o desenvolvimento de soluções voltadas à sustentabilidade e à mobilidade inteligente. O ambiente já conta com parceiros como o Lactec, a Copel e cerca de 50 startups. A inauguração do espaço está prevista para o dia 11 de junho.

O tour pelo Habitat Mobilidade foi feito em um carrinho 100% elétrico, reforçando o compromisso com alternativas limpas para o transporte.

Outro destaque do encontro foi o Parque Tecnológico, estrutura de 4 mil metros quadrados também localizada no Campus da Indústria. Certificado como ambiente de inovação, o parque abriga centros de pesquisa, aceleradoras, habitats corporativos e soluções voltadas à mobilidade inteligente, práticas ESG e transição energética.

Com essas iniciativas, o Paraná se posiciona na vanguarda da sustentabilidade industrial no Brasil, mostrando que competitividade e compromisso ambiental podem caminhar juntos.


Notícias relacionadas
© Em parceria com o Governo de Minas, CJ Selecta anuncia intenção de investimentos de R$ 180 milhões no Triângulo Mineiro

Em parceria com o Governo de Minas, CJ Selecta anuncia intenção de investimentos de R$ 180 milhões no Triângulo Mineiro

© Fábrica de combustível sustentável de aviação deve impulsionar cadeia do etanol em Maringá

Fábrica de combustível sustentável de aviação deve impulsionar cadeia do etanol em Maringá

© FS investe em biotecnologia para desenvolver novo ingrediente funcional para nutrição animal a partir do milho de 2° safra

FS investe em biotecnologia para desenvolver novo ingrediente funcional para nutrição animal a partir do milho de 2° safra

© FS e Fundação MT firmam parceria estratégica em pesquisa aplicada com foco em inovação e sustentabilidade

FS e Fundação MT firmam parceria estratégica em pesquisa aplicada com foco em inovação e sustentabilidade

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook