Governo de SP participa de evento de abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol

O evento realizado pela DATAGRO, reuniu os principais especialistas, lideranças e representantes do setor sucroalcooleiro.

Governo de SP participa de eve

Com a finalidade de debater as projeções da safra 2025/26 e os desafios e oportunidades da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) participou nesta quarta-feira (12) da 9ª Abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol, no município de Ribeirão Preto, interior paulista.

O evento realizado pela DATAGRO, reuniu os principais especialistas, lideranças e representantes do setor sucroalcooleiro. Além das análises de mercado e desempenho da safra do último ano, os 14 painéis desta edição abordaram temas como produtividade agrícola, automação e novas tecnologias, eficiência industrial, transformação digital e sustentabilidade.

"O setor sucroenergético é um dos pilares da economia paulista e se destaca cada vez mais pela inovação e um rigoroso padrão de sustentabilidade por iniciativas como o Protocolo Etanol Mais Verde, em parceria com todos os elos da cadeia produtiva do açúcar, álcool e bioenergia", destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Guilherme Piai.

Vale destacar que o estado de São Paulo lidera a produção nacional de cana-de-açúcar, com 383,4 milhões de toneladas na safra 2023/2024, o que representa mais de 50% da safra do País. Entre os meses de janeiro e fevereiro, o complexo sucroalcooleiro registrou 27% de participação no agro paulista, com o embarque de US$ 1,09 bilhão, sendo que o açúcar representou 91,6% e o etanol, 8,4%.

O evento também abordou as transformações do mercado global e das novas demandas energéticas, incluindo o crescimento da produção de etanol de milho e a digitalização da gestão operacional e de manutenção. A automação e a implementação de novas tecnologias serão discutidas como vetores de aumento da produtividade e excelência operacional no setor.

"O setor está em um momento de transição tecnológica e avanço na sustentabilidade, com investimentos significativos que devem elevar a competitividade e contribuir para a redução da pegada de carbono da produção de etanol", afirma Plinio Nastari, presidente da DATAGRO.

Notícias relacionadas
© Estudo inédito analisa a viabilidade econômica da produção de cana-de-açúcar na região de Quirinópolis (GO)

Estudo inédito analisa a viabilidade econômica da produção de cana-de-açúcar na região de Quirinópolis (GO)

© Senado avança em PL que isenta canavieiro de pagar cultivares. Feplana estava na votação em Brasília

Senado avança em PL que isenta canavieiro de pagar cultivares. Feplana estava na votação em Brasília

© Preço do açúcar cristal cai no mercado paulista mesmo com entressafra

Preço do açúcar cristal cai no mercado paulista mesmo com entressafra

© Inteligência artificial se torna grande aliada no combate às plantas daninhas na produção brasileira de cana-de-açúcar

Inteligência artificial se torna grande aliada no combate às plantas daninhas na produção brasileira de cana-de-açúcar

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook