Os preços do açúcar cristal branco seguem firmes no mercado spot do estado de São Paulo, conforme apontam os mais recentes levantamentos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). No período de 22 a 25 de abril, a média do Indicador CEPEA/ESALQ para o tipo Icumsa 130 a 180 foi de R$ 144,24 por saca de 50 kg, representando uma alta de 0,9% em relação à semana anterior.
De acordo com o Cepea, o principal fator que tem sustentado os preços em patamares elevados neste início da safra 2025/26 é a restrição de oferta do açúcar com essa classificação de cor. As usinas estão ofertando menos produto ao mercado, o que pressiona os valores para cima.
As negociações estiveram mais aquecidas entre terça e quinta-feira da semana passada, quando foi registrada maior liquidez. Já na sexta-feira (25), as chuvas em algumas regiões produtoras de cana-de-açúcar em São Paulo interromperam temporariamente a moagem e, com isso, várias usinas retiraram suas ofertas do mercado.
O cenário reforça a perspectiva de preços sustentados no curto prazo, especialmente se as condições climáticas continuarem impactando a produção e o ritmo das negociações. O Cepea seguirá acompanhando os desdobramentos da safra e o comportamento do mercado.
Fonte: Cepea/Esalq