IGP-M registra queda de preços de 1,84% em maio

Em 12 meses, o índice acumula deflação de 4,47%

IGP-M registra queda de preço

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou deflação (queda de preços) de 1,84% em maio deste ano. A queda é mais acentuada do que a observada em abril, quando apresentou deflação de 0,95%. Na comparação com maio de 2022, houve inflação (alta de preços) de 0,52%.

Com o resultado, o IGP-M acumula queda de preço de 2,58% desde o início do ano. Em 12 meses, a deflação acumulada chega a 4,47%. Em maio do ano passado, o índice acumulava inflação de 10,72% em 12 meses.

A queda da taxa de abril para maio foi puxada pelos preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que registrou deflação de 2,72%, a maior queda de preços da série histórica. Em abril, a deflação havia sido de 1,45%.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede o varejo, e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por outro lado, registraram, em maio, altas de preços mais expressivas do que as taxas de inflação de abril.

O IPC subiu de 0,46% em abril para 0,48% em maio. Já o INCC passou de 0,23% para 0,40% no período.


Vitor Abdala Agência Brasil

Foto: Antonio Cruz

Notícias relacionadas
© Etanol e gasolina têm quedas nos preços em abril, aponta Edenred Ticket Log

Etanol e gasolina têm quedas nos preços em abril, aponta Edenred Ticket Log

© Dólar cai pela 7ª sessão seguida, a R$ 5,64

Dólar cai pela 7ª sessão seguida, a R$ 5,64

© PIB deve subir 2,3% em 2025, menor crescimento em cinco anos, projeta CNI

PIB deve subir 2,3% em 2025, menor crescimento em cinco anos, projeta CNI

© Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,57%

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,57%

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook