Pulverização de precisão é a aposta no combate à cigarrinha e do enfezamento do milho

O evento "Dalbulus Day", promovido pela Difusão Agrícola debateu praga que está presente em 11 estados brasileiros e pode comprometer 70% da produtivi

Pulverização de precisão é
Pulverização de precisão é

A cigarrinha do milho é o inseto vetor do enfezamento do milho, ou seja, impede o crescimento da planta, e que tem se destacado pelo grande potencial de dano. Esse mal pode comprometer em até 70% da produtividade das lavouras. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento, na safra passada, foi constatada a presença da praga em 11 estados do Brasil.

Em 2015, houve um aumento da população nos estados da Região Sul, mais precisamente Santa Catarina, e depois para outros lugares, com maior incidência no Centro-Oeste.

Em razão da praga estar presente e o inóculo das doenças instalado em toda região Sul do Mato Grosso do Sul e fronteira com o Paraguai e provocando perda de produtividade aconteceu o Dalbulus Day em Chapadão do Sul (MS), evento organizado pela consultoria Difusão Agrícola.

A cigarrinha do milho é considerada uma das pragas mais importantes em milho, principalmente pela sua capacidade de transmitir, de forma propagativa, os patógenos do enfezamento pálido e vermelho na planta. A incidência das doenças está associada à alta densidade populacional de insetos infectivos, o que ocorre no final do verão, em plantios considerados tardios. Além disso, causa danos diretos pela sucção de seiva  pelos adultos e ninfas.

Eficiência

Paulo Villela, gerente de desenvolvimento de negócios da Perfect Flight, plataforma de gestão e inteligência de pulverização, destacou que a eficiência da pulverização impacta diretamente no controle da cigarrinha, destacando alguns cuidados e atenção. "Um fator é o cuidado com as áreas não cobertas na aplicação que acabam permitindo que o ciclo da cigarrinha do milho se complete, favorecendo assim o seu aumento populacional. Como o milho é o único hospedeiro conhecido dessa praga, também é importante se atentar ao controle do milho voluntário ou tiguera, para evitar a permanência da praga na lavoura e dos patógenos que ela transmite", destaca o especialista que foi palestrante no evento.

Villela ressaltou que a aplicação de precisão de defensivos agrícolas é uma aliada do agronegócio para enfrentar as pragas do milho. De acordo com o especialista, as aplicações nas safras de milho variam dependendo das condições específicas de cada produção, como a região produtora, o clima, o relevo, a quantidade e a intensidade da ocorrência de pragas e doenças etc. "Normalmente são realizadas de três a seis pulverizações desde o preparo do solo até a colheita. A escolha do tipo de pulverização deve levar em consideração diversos fatores para se obter um bom custo-benefício da operação. Tendo em vista que uma porcentagem significativa da produção de milho no Brasil está localizada na região Centro-Oeste, boa parte das aplicações realizadas são aéreas, justamente devido à conjuntura de fatores favoráveis para isso", afirma.

Fatores

A escolha do tipo de pulverização aérea seja por drone ou avião vai depender de diversos fatores. Normalmente nos lugares onde os talhões são maiores, possuem um relevo menos acidentado e estão distantes das áreas de restrição, a aplicação por avião acaba sendo mais vantajosa.

"Nos casos em que os talhões apresentam um terreno mais acidentado ou áreas pequenas, que estão próximos à civilização, culturas vizinhas, áreas de preservação e/ou fontes de recursos hídricos, a aplicação por drone passa a ser não só mais vantajosa como mais segura", garante. Ele destacou ainda que de maneira geral, a média de acerto e uniformidade deve girar em torno de 85%, que varia de acordo com as condições meteorológicas no momento da aplicação e a experiência/qualidade do trabalho do piloto, mas que podem chegar a 98-99% tendo uma ferramenta que permita com que o trabalho deles seja ainda mais acurado por meio de dados de pré-voo e  análise dos resultados das aplicações", destaca.

Precisão

Com a utilização da plataforma de gestão da pulverização é possível uma aplicação mais precisa, com planejamento do voo, dados climáticos e relatórios analíticos. Todas essas informações acessíveis na palma da mão, por meio de computadores ou smartphones com acesso à internet, para que os produtores tomem decisões mais estratégicas.

"Pela relevância dessa cultura no país já é possível ter uma ideia da necessidade de se ter uma pulverização de precisão. A qualidade dessa operação vai impactar diretamente no resultado final, que inevitavelmente influenciará nas cadeias relacionadas a esta cultura e na economia", disse.

Ele citou que o Dalbulus Day da Difusão Agrícola foi uma excelente oportunidade de disseminação de conhecimento e troca de informações acerca da cigarrinha, que é uma praga que afeta uma das principais culturas agrícolas do país. “Esses eventos são essenciais para mostrar ao produtor que o Brasil produz soluções tecnológicas de ponta que resolvem problemas sérios nas lavouras”, declarou.

Projeto Multiplicadores

Suellen Moreira e Paulo Villela no evento Dalbulus Day

Além de marcar presença no Dalbulus Day  mostrando sua plataforma de gestão e rastreabilidade e sendo representada no setor de palestras, a Perfect Flight também se destacou na oportunidade com o “Projeto Multiplicadores”, uma nova estratégia de marketing digital para o agro.

Os chamados “Multiplicadores de Adoção Digital ” irão representar a empresa e abrir um novo canal de comunicação direto com o produtor rural, levando esse tipo de conhecimento para ainda mais pessoas.  "Queremos parceiros que sejam engajados ao agro da região onde eles vivem e que sejam atentos às novidades e tendências do setor, sempre com vontade de fazer a diferença. Eles precisam conhecer também a realidade do campo e do dia a dia operacional do agricultor, evidenciando a importância de uma boa gestão na utilização dos insumos agrícolas.", afirma Gabriela Adegas Takiguti, coordenadora do Programa de Multiplicadores Agro Digital da Perfect Flight.

A ação busca parceiros estratégicos de divulgação para gerar leads, divulgar informações sobre tecnologia de aplicação, participar de eventos, palestras e treinamentos. E para juntar a expertise do agro com a do segmento de marketing digital, o programa está sendo desenvolvido a quatro mãos, junto com a  Voy Agência Digital, para que os conteúdos técnicos atinjam a capilaridade que está sendo pretendida.

Suelen Moreira, que coordenou o Dalbulus Day da Difusão Agrícola e foi responsável por convidar os palestrantes e os convidados, é uma multiplicadora da Perfect Flight. Mestre em Entomologia e Conservação da Biodiversidade, doutora em Entomologia e Conservação da Biodiversidade e especialista em Controle Biológico, ela é além de pesquisadora em Fitossanidade e Biológicos na Difusão Agrícola, uma das divulgadoras da Perfect Flight nas redes sociais. “A ideia com o Programa de  Multiplicadores é justamente criar essa rede de influência nas mídias sociais para disseminar de forma mais escalável informações técnicas importantes sobre a tecnologia de aplicação, onde podemos unir a nossa expertise sobre o assunto com a expertise de cada multiplicador em suas respectivas áreas de especialidade e conhecimento do dia-a-dia dos produtores na região em que atuam. A estratégia de influenciadores digitais já faz sucesso em vários outros mercados e nós entendemos que este também pode ser um plano para o agro, que é o setor mais importante da balança comercial brasileira”, finaliza Gabriela Adegas Takiguti.

Notícias relacionadas
© Estudo revela presença de agrotóxicos em água da chuva em cidades paulistas, incluindo substâncias proibidas no Brasil

Estudo revela presença de agrotóxicos em água da chuva em cidades paulistas, incluindo substâncias proibidas no Brasil

© Restrições a defensivos químicos ameaçam agricultura na Europa, aponta especialista

Restrições a defensivos químicos ameaçam agricultura na Europa, aponta especialista

© Área tratada por defensivos agrícolas no Brasil cresce 9,2% em 2024

Área tratada por defensivos agrícolas no Brasil cresce 9,2% em 2024

© Morte de abelhas leva a Polícia Científica do Paraná a identificar agrotóxico usado irregularmente no Brasil

Morte de abelhas leva a Polícia Científica do Paraná a identificar agrotóxico usado irregularmente no Brasil

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook