O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 44,5 milhões para o Grupo Terraverde construir novas lojas e modernizar unidades no estado de São Paulo. O objetivo é atender à crescente demanda por máquinas e equipamentos para os setores agrícolas e de construção, com a conclusão do projeto prevista para o segundo semestre de 2026.
O financiamento, por meio do programa BNDES Finem – Demais Investimentos em Comércio e Serviços, inclui a construção de novas lojas em Piracicaba (SP) e Jaú (SP) e a modernização das lojas de Casa Branca (SP) e Araras (SP).
Com o projeto, o Grupo Terraverde espera fortalecer sua infraestrutura, aumentar a competitividade e criar aproximadamente 50 novos empregos diretos. Além de aumentar a visibilidade de disponibilidade dos produtos e serviços da marca John Deere tanto no segmento agrícola quanto no de construção e pavimentação.
“É uma diretriz do governo do presidente Lula fortalecer a agropecuária no país, setor responsável por uma imensa cadeia produtiva. E o BNDES é um operador importante no financiamento para garantir a expansão de negócios, o aumento da produção e a geração de emprego e renda, seja por meio do Plano Safra, seja com instrumentos próprios, como o Finem. Apenas no Plano Safra 2024/2025, o Banco já aprovou R$ 29,7 bilhões em crédito, atendendo a mais de 125 mil operações”, explica o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
BNDES Finem – O programa BNDES Finem tem como objetivo financiar investimentos em diversos setores da economia, incluindo comércio e serviços. Por meio desse programa, o BNDES apoia projetos que promovem o desenvolvimento econômico e social, contribuindo para a geração de empregos, a modernização de infraestruturas e o fortalecimento de empresas estratégicas para o país.
O Grupo Terraverde – Fundado em 1989, o Grupo Terraverde é um conglomerado empresarial com atuação nos segmentos de vendas e locação de máquinas agrícolas, além da comercialização de pneus para transporte agrícola. A Terraverde Máquinas Agrícolas, maior empresa do Grupo, é responsável pela comercialização e distribuição de máquinas agrícolas John Deere, contando com oito filiais no estado de São Paulo. Já a Terraverde Real Estate, cliente da operação com o BNDES, é a holding patrimonial do Grupo, responsável pela gestão dos ativos imobiliários, incluindo a construção das novas lojas e a modernização das unidades existentes.