O setor brasileiro de máquinas e equipamentos faturou R$ 67,5 bilhões entre janeiro e março de 2025, um crescimento de 15,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), durante coletiva na 30ª edição da Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina.
De acordo com a ABIMAQ, a expectativa é encerrar o ano com um aumento de 8,2% nas vendas. O presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da entidade, Pedro Estevão Bastos de Oliveira, destacou que o segmento de máquinas agrícolas teve alta de 13% no trimestre, impulsionado pela boa produtividade das lavouras graças ao clima mais favorável.
“Apesar dos desafios impostos pelos juros ainda elevados, o cenário é de otimismo. Tivemos uma boa safra e isso estimula o produtor a investir”, afirmou o dirigente. Ele alerta, no entanto, que o volume de recursos e as taxas de juros do próximo Plano Safra serão determinantes para a continuidade desse crescimento. “Sem taxas atrativas, corremos o risco de cancelamentos em massa de pedidos”, completou.
A Agrishow também lançou um e-book gratuito voltado ao público infantil. Com o título Exploradores do Agro, a publicação mostra, por meio de quadrinhos e passatempos, como o agronegócio contribui para a sustentabilidade, proteção ambiental e geração de energias renováveis.