Trump impõe novas tarifas de 25% sobre aço e alumínio, e Brasil pode ser impactado

Medida adotada pelo presidente dos EUA visa proteger a indústria siderúrgica americana, mas pode afetar exportações brasileiras e intensificar tensões

Trump impõe novas tarifas de

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (10) um decreto que impõe tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para o país. A medida, que entra em vigor em 4 de março, visa proteger a indústria siderúrgica norte-americana e fortalecer a segurança nacional. 

A decisão afeta diretamente países como Canadá, México, Brasil, Coreia do Sul e Alemanha, que são grandes fornecedores desses materiais para os EUA. Durante seu primeiro mandato, Trump havia implementado tarifas semelhantes, mas posteriormente concedeu isenções a alguns parceiros comerciais. Desta vez, porém, não há indicações de exceções, o que pode intensificar tensões comerciais globais. 

O Brasil, um dos principais exportadores de aço e alumínio para os Estados Unidos, pode ser significativamente impactado pela medida. Em 2024, o país exportou US$ 6,37 bilhões em produtos de ferro, aço e alumínio para os EUA, representando 40,8% das exportações brasileiras desses materiais. 

A União Europeia e a China já manifestaram oposição às tarifas impostas por Trump, considerando-as ilegais e economicamente contraproducentes. A Comissão Europeia afirmou que responderá para proteger os interesses da UE, enquanto a China anunciou tarifas retaliatórias sobre produtos norte-americanos. 

Analistas alertam que essa escalada nas tensões comerciais pode levar a uma guerra comercial multifacetada, com consequências negativas para a economia global. A medida também pode resultar em aumento de custos para diversas indústrias e consumidores nos Estados Unidos.

Notícias relacionadas
© Supra Sementes e COAMO firmam parceria estratégica para impulsionar o milho safrinha no Cerrado e Sul do Brasil

Supra Sementes e COAMO firmam parceria estratégica para impulsionar o milho safrinha no Cerrado e Sul do Brasil

© Tragédia aérea na Índia: avião da Air India com 242 passageiros cai durante decolagem

Tragédia aérea na Índia: avião da Air India com 242 passageiros cai durante decolagem

© Feplana reage à taxação da LCA pelo governo e defende o Plano Safra sintonizado à mudança do clima

Feplana reage à taxação da LCA pelo governo e defende o Plano Safra sintonizado à mudança do clima

© Fenasucro & Agrocana 2025 reforça compromisso ambiental com o programa Canaoeste Green

Fenasucro & Agrocana 2025 reforça compromisso ambiental com o programa Canaoeste Green

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook