Clima favorável deve acelerar colheita da soja no Mato Grosso

Previsão indica chuvas abaixo da média nas próximas duas semanas no estado e também em Goiás

Clima favorável deve acelerar

As chuvas devem permanecer abaixo da média nos próximos 14 dias no Mato Grosso, favorecendo a colheita da soja e o início do ciclo do milho segunda safra, aponta a EarthDaily Agro, empresa especializada no monitoramento de áreas agrícolas com uso de dados de satélite. Tanto o modelo europeu (ECMWF) quanto o americano (GFS) preveem clima favorável no estado, principalmente para os próximos três dias. Nos últimos dez dias, a precipitação acumulada ficou acima de 50 milímetros, porém abaixo da normalidade em quase todo o estado, com exceção do extremo oeste. A estimativa de produtividade no Mato Grosso é de 65,2 sacas por hectare, contra 53 sacas por hectare na safra passada, apontando para uma produção histórica de soja.

Em Goiás, as condições climáticas são semelhantes, com chuvas abaixo da média nas próximas duas semanas. A produtividade no estado é estimada em 70 sacas por hectare (58 sacas por hectare na safra passada). O índice de vegetação (NDVI) indica o fim do ciclo da soja nos dois estados, mas a dinâmica é diferente do mesmo período de 2024, quando o milho segunda safra já estava em desenvolvimento.

Em Minas Gerais, o índice de vegetação mostrou boa evolução ao longo do ciclo, com valores similares ou até mesmo maiores do que em 2023. Atualmente, a estimativa de produtividade está em 66,9 sacas por hectare, cerca de 16% maior na comparação anual.


Já no Mato Grosso do Sul, o NDV apresentou boa evolução no primeiro terço do ciclo. “Isso nos mantém mais otimistas do que na temporada passada, no entanto, a seca no fim de dezembro e de janeiro resultou em perdas irreparáveis para a soja, determinando produtividade abaixo do inicialmente estimado”, afirma Felippe Reis, analista de safra da EarthDaily Agro. A produtividade para o estado é projetada em 54,5 sacas por hectare (47,1 na safra anterior).

No Rio Grande do Sul, o volume de chuvas foi satisfatório últimos dias, sendo positivo para diminuir o estresse hídrico e até mesmo o estresse térmico. No curto prazo os modelos apontam para temperaturas acima da média e previsão de seca no estado. No Centro-Oeste e Sudeste as temperaturas devem ficar próximas à normalidade, sem problemas para o fim da soja e início do milho de segunda safra.


Notícias relacionadas
© Áreas rurais com cobertura 4G ou 5G aumentam de 18,7% para 33,9% em um ano, aponta ConectarAGRO

Áreas rurais com cobertura 4G ou 5G aumentam de 18,7% para 33,9% em um ano, aponta ConectarAGRO

© Produtores brasileiros de algodão enfrentam cenário desafiador com escassez de produto de qualidade e incertezas no mercado internacional

Produtores brasileiros de algodão enfrentam cenário desafiador com escassez de produto de qualidade e incertezas no mercado internacional

© Técnicos em campo percorrem lavouras do país para atualizar números da Safra de Grãos 2024/2025

Técnicos em campo percorrem lavouras do país para atualizar números da Safra de Grãos 2024/2025

© MT, RO e MATOPIBAPA acompanham tendência nacional de boa produtividade do milho, aponta CONAB

MT, RO e MATOPIBAPA acompanham tendência nacional de boa produtividade do milho, aponta CONAB

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook