Impactos da guerra comercial entre China e EUA no agronegócio brasileiro

Especialistas apontam oportunidades no curto prazo, mas alertam para riscos de um cenário mais protecionista

Impactos da guerra comercial e

A intensificação das disputas comerciais entre China e Estados Unidos pode trazer vantagens para alguns setores do agronegócio brasileiro no curto prazo, especialmente para os segmentos de grãos e carnes. No entanto, especialistas alertam que uma escalada protecionista pode gerar incertezas e impactar o comércio agropecuário global.

O professor Marcos Jank, coordenador do Insper Agro Global, destaca que o cenário atual difere do contexto da guerra comercial vivida durante o primeiro mandato de Donald Trump, em 2017. Segundo ele, o momento envolve um número maior de setores e países afetados pelas tensões comerciais.

“Hoje, as disputas vão além da relação bilateral entre China e EUA. Trump já impôs tarifas para parceiros como México, Canadá e China, além de ameaçar países da Europa e os Brics. O contexto é muito mais amplo e complexo, e o Brasil precisa estar atento para compreender e aproveitar as oportunidades que surgem”, avalia Jank.

Diante desse cenário, produtores brasileiros acompanham de perto as movimentações no mercado internacional para identificar possíveis ganhos e mitigar riscos relacionados às oscilações nas políticas comerciais das grandes potências.


Notícias relacionadas
© Áreas rurais com cobertura 4G ou 5G aumentam de 18,7% para 33,9% em um ano, aponta ConectarAGRO

Áreas rurais com cobertura 4G ou 5G aumentam de 18,7% para 33,9% em um ano, aponta ConectarAGRO

© Produtores brasileiros de algodão enfrentam cenário desafiador com escassez de produto de qualidade e incertezas no mercado internacional

Produtores brasileiros de algodão enfrentam cenário desafiador com escassez de produto de qualidade e incertezas no mercado internacional

© Técnicos em campo percorrem lavouras do país para atualizar números da Safra de Grãos 2024/2025

Técnicos em campo percorrem lavouras do país para atualizar números da Safra de Grãos 2024/2025

© MT, RO e MATOPIBAPA acompanham tendência nacional de boa produtividade do milho, aponta CONAB

MT, RO e MATOPIBAPA acompanham tendência nacional de boa produtividade do milho, aponta CONAB

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook