Feplana integra entidade criada para valorizar agricultura irrigada no país

É a primeira entidade no Brasil que tem como objetivo a valorização da agricultura irrigada

Feplana integra entidade criad

Nesta quinta-feira (9), em Brasília, 81 entidades do setor agrícola de várias culturas e regiões do país, a exemplo da cana-de-açúcar, ora representada pela Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), lançaram a Rede Nacional de Irrigantes (Renai). É a primeira entidade no Brasil que tem como objetivo a valorização da agricultura irrigada e tais tecnologias para triplicar a produção nacional.

A partir de agora, de forma articulada e unificada, essas entidades através da Renai, que tem como presidente do conselho, Luiz Roberto Barcelos, defenderá o setor na interlocução com o governo, Congresso, mídia e  com a sociedade civil. Paulo Leal, presidente da Feplana presente na reunião de fundação, acredita que a Renai será fundamental para auxiliar na produção dos alimentos e para o desenvolvimento regional no Brasil.

Leal enfatiza que a irrigação poderá aumentar a produtividade da cana do Norte ao Sul, bem como tecnologias que vão colaborar para a melhoria da renda dos 60 mil canavieiros no país.

A Feplana tem razão se considerar o que falou um fundador da Renai, que é o chefe de Desenvolvimento da Embrapa Cerrados, Lineu Rodrigues. Com a irrigação, diz o especialista, será possível triplicar a produção de alimentos sem abrir novas áreas.

Em dados apresentados pela Renai, ficou demonstrado que o Brasil é um dos poucos países do mundo com uma capacidade de triplicar sua área irrigada de forma sustentável. O País possui cerca de 8,2 milhões de hectares irrigados (3,3% do total da área plantada), mas poderá chegar a 55 milhões de hectares – o maior potencial de crescimento no mundo.

Notícias relacionadas
© Com R$ 2,6 bi do BNDES, investimento em armazenagem é o maior desde 2013

Com R$ 2,6 bi do BNDES, investimento em armazenagem é o maior desde 2013

© Áreas rurais com cobertura 4G ou 5G aumentam de 18,7% para 33,9% em um ano, aponta ConectarAGRO

Áreas rurais com cobertura 4G ou 5G aumentam de 18,7% para 33,9% em um ano, aponta ConectarAGRO

© Produtores brasileiros de algodão enfrentam cenário desafiador com escassez de produto de qualidade e incertezas no mercado internacional

Produtores brasileiros de algodão enfrentam cenário desafiador com escassez de produto de qualidade e incertezas no mercado internacional

© Técnicos em campo percorrem lavouras do país para atualizar números da Safra de Grãos 2024/2025

Técnicos em campo percorrem lavouras do país para atualizar números da Safra de Grãos 2024/2025

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook