ApexBrasil leva empresas para participar da principal feira do maior mercado do mundo de produtos naturais e orgânicos: a Natural Products Expo West, nos Estados Unidos

Delegação brasileira será composta por 18 empresas de micro, pequeno e médio porte, além de cooperativas; sendo 10 arregimentadas pela ApexBrasil, 4 p

ApexBrasil leva empresas para

O mercado orgânico mundial está em constante crescimento e empresas brasileiras desse setor terão uma ótima oportunidade para promover os seus produtos na principal feira do maior mercado do mundo de produtos naturais e orgânicos: a Natural Products Expo West, nos Estados Unidos. De 14 a 16 de março, na Califórnia, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e com a SP Negócios, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) estará com estande no evento para alavancar os negócios do setor e promover a imagem do Brasil como fornecedor de produtos de alto valor agregado e com apelo de sustentabilidade, além de promover a biodiversidade brasileira. Ao todo, serão 18 empresas nacionais que terão a oportunidade de expor a sua produção e fazer negócios durante a feira.

A Expo West é uma importante plataforma de negócios e divulgação dos produtos naturais e orgânicos tanto para os Estados Unidos quanto mundial. O estande brasileiro, que terá uma área total de 92,9 m2, ficará situado no pavilhão “natural & specialty foods”. Das 10 empresas arregimentadas pela Apex, 8 tem ingredientes nativos da Amazônia e 6 são lideradas por mulheres. Entre os segmentos das expositoras estão: chocolates naturais; chocolates com cacau da Amazônia; mel e derivados; chás; vitaminas; refeições prontas congeladas livres de glúten e veganas; compostos e suplementos a base de plantas e superfrutas brasileiras; alimentos e bebidas com bioingredientes florestais; açaí; condimentos, molhos, geleias de ingredientes tradicionais brasileiros; e outros.

O consumo de alimentos mais saudáveis cresce à medida que os consumidores se tornam mais conscientes do impacto negativo dos alimentos processados na saúde, buscando opções mais saudáveis em alimentos e bebidas, como natural, orgânico, fonte de minerais/vitaminas, sem açúcar/sem adição de açúcar, baixo teor de gordura e alto teor de proteína/fibra. De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Organis, entre 2021 e 2023 houve um crescimento de 16% no consumo de alimentos orgânicos. Estima-se que o mercado mundial deste tipo de alimentos deve ter chegado a US$ 150 bilhões no ano de 2023, com EUA, França e Alemanha sendo os principais países. O mercado brasileiro de orgânicos corresponde R$ 7 bilhões.

Histórico do Brasil na Expo West

Esta é a 43ª edição da feira, sendo a 3ª realizada diretamente pela ApexBrasil. No ano passado, 14 empresas brasileiras participaram do evento, que recebeu mais de 100 mil visitantes e 3200 expositores. O valor em negócios gerados durante a feira, somados às expectativas para os 12 meses seguintes, ficou na ordem de USD 5.9333 bilhões.

Relação comercial Brasil - Estados Unidos

Os Estados Unidos da América (EUA) são a maior economia do mundo e o segundo maior parceiro comercial do nosso país. No ano de 2023, segundo relatório Agrostat/ComexStat, o Brasil exportou para os Estados Unidos USD 36,8 bi, havendo uma queda de 1,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo os 4 mais representativos setores: produtos e outras formas primárias de ferro ou aço, e óleos brutos de petróleo, ambos com 13% de participação, seguidos por aeronaves e outros equipamentos com 5,4% e equipamentos de engenharia civil e construtores com 4,8%.


Foto divulgação: Negocios.coop

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