Governo do Mato Grosso do sul envia aeronave para apoiar resgate e salvamento das vítimas das enchentes no RS

O Governo do Rio Grande do Sul declarou ontem (1º) situação de calamidade pública no estado, afetado pelos "eventos climáticos de chuvas intensas

Governo do Mato Grosso do sul

O governador Eduardo Riedel anunciou nesta quinta-feira (2) pela manhã que está enviando ao governo gaúcho um helicóptero para apoiar o resgate da população das cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelas fortes chuvas e enchentes ocorridas nos últimos dias.

"O secretário Videira (Sejusp), juntamente com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Frederico Reis Pouso Salas, está em contato com o gabinete de crise do Governo do Rio Grande do Sul para prestar todo o apoio necessário neste momento. Desde ontem, estamos conversando com o governador gaúcho, Eduardo Leite, oferecendo todo o apoio necessário que o estado do Rio Grande do Sul demandar a Mato Grosso do Sul.  Nós já estamos enviando hoje um helicóptero para o apoio e guarnições de salvamento e resgate. Mato Grosso do Sul está à disposição dos irmãos gaúchos e, neste momento, temos que ser solidários e apoiá-los incondicionalmente naquilo que for preciso, estender a mão. Contem com o Mato Grosso do Sul", disse o governador Riedel.

O Governo do Rio Grande do Sul declarou ontem (1º) situação de calamidade pública no estado, afetado pelos "eventos climáticos de chuvas intensas" ocorridos a partir de 24 de abril de 2024.

O decreto destaca que RS é atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III - caracterizados por danos e prejuízos elevados.

Os eventos meteorológicos ocasionaram "danos humanos, com a perda de vidas, e danos materiais e ambientais, com a destruição de moradias, estradas e pontes, assim como o comprometimento do funcionamento de instituições públicas locais e regionais e a interdição de vias públicas", descreve o decreto assinado pelo governador Eduardo Leite.

Com a entrada em vigor, fica decretado que órgãos e entidades da administração pública estadual, observadas suas competências, prestarão apoio à população nas áreas afetadas em decorrência dos eventos, em articulação com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

O boletim de hoje às 12 horas do Governo do Rio Grande do Sul informa que a catástrofe climática atingiu 147 municípios do Estado, afetando mais de 67 mil pessoas e desalojando quase 10 mil. Vinte e uma pessoas estão desaparecidas e 13 perderam a vida, em virtude das enchentes e fortes chuvas.


Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

* Com informações da Agência de Notícias do Rio Grande do Sul

Fotos: Saul Schramm

Notícias relacionadas
© Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa pelo menos 10 mortos

Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa pelo menos 10 mortos

© Povos Indígenas também precisam ter acesso à saneamento e água tratada, alerta Biosaneamento

Povos Indígenas também precisam ter acesso à saneamento e água tratada, alerta Biosaneamento

© Acordo para incluir produtores de cana no RenovaBio deve ser formalizado até semana que vem

Acordo para incluir produtores de cana no RenovaBio deve ser formalizado até semana que vem

© Presidente da Petrobras anuncia retomada da obra da fábrica de fertilizantes de Três Lagoas para dezembro

Presidente da Petrobras anuncia retomada da obra da fábrica de fertilizantes de Três Lagoas para dezembro

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook