Feplana espera do Senado nova lei para registro de defensivos agrícolas

Feplana espera do Senado nova

Há 20 anos, o setor agro brasileiro espera a tramitação do PL 6299/02, que agiliza o prazo para o registro definitivo, autoriza um temporário e centraliza no Ministério da Agricultura as tarefas de fiscalização e análise dos produtos. A Feplana, que acompanha o trâmite desse e de outros PLs no Senado, espera do colégio de líderes da Casa que seja dada prioridade à matéria.

 

Nesta terça-feira (10), na reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) em Brasília, a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) reforçou a importância de o Senado considerar e aprovar o texto substitito ao Projeto de Lei (PL 6299), de autoria do deputado Luiz Nishimori (PL-PR), aprovado pela Câmara desde fevereiro, depois de analisarem o projeto original vindo do Senado. Paulo Leal, presidente da Feplana, defende sua aprovação pela modernização proposta na matéria e porque vai de encontro aos anseios do setor produtivo e da sociedade, com critérios para a garantia da qualidade e controle dos alimentos e para a proteção do meio ambiente.

 

"O projeto precisa ser colocado na pauta dos líderes do Senado, uma vez que poderão opinar a respeito da prioridade e andamento do mesmo na Casa. Todavia, vamos trabalhar para que aja uma tramitação rápida no senado", fala Leal. A matéria tem o apoio inclusive do presidente da FPA, o deputado Sérgio Souza (MDB-PR). Na reunião da Frente ontem, considerou a modernização da Lei sobre o assunto, que é de 1989, algo de grande relevância à agricultura. Igual importância também foi dada a aprovação pelo Senado dos PLs 1293 (Autocontrole), 2159 (Licenciamento Ambiental), 2633 (Regularização Fundiária), e ainda para o PLP 27 (Crédito Cooperativo).

 

 

Plano Safra Maior

 

A Feplana, em consonância com a posição da FPA, defende um crédito suplementar de R$ 22 bilhões para o Plano Safra 2022/23 em função do aumento de custo devirado da alta da taxa dos juros (Selic) e questões climáticas. O montante corresponde a 50% do Plano Safra vigente. "O Tesouro Nacional precisa autorizar a título de subversão para que os produtores possam pagar tais juros", defente Leal. O deputado Sérgio Souza pediu inclusive o empenho de todos os integrantes da FPA nesta tarefa de obter espaço orçamentário para fazer o financiamento da safra.

Notícias relacionadas
© Estudo revela presença de agrotóxicos em água da chuva em cidades paulistas, incluindo substâncias proibidas no Brasil

Estudo revela presença de agrotóxicos em água da chuva em cidades paulistas, incluindo substâncias proibidas no Brasil

© Restrições a defensivos químicos ameaçam agricultura na Europa, aponta especialista

Restrições a defensivos químicos ameaçam agricultura na Europa, aponta especialista

© Área tratada por defensivos agrícolas no Brasil cresce 9,2% em 2024

Área tratada por defensivos agrícolas no Brasil cresce 9,2% em 2024

© Morte de abelhas leva a Polícia Científica do Paraná a identificar agrotóxico usado irregularmente no Brasil

Morte de abelhas leva a Polícia Científica do Paraná a identificar agrotóxico usado irregularmente no Brasil

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook