Alessandro Coelho propõe criação de comitê para reunir projetos pró-Pantanal

Entidades públicas e privadas devem se reunir para tabelar as iniciativas que favorecem a pecuária, o turismo e a biodiversidade

Alessandro Coelho propõe cria

Em evento realizado pelo Sindicato Rural de Campo Grande, nesta terça-feira (7), o presidente da entidade, Alessandro Coelho, propôs a criação de um comitê estratégico, que deve reunir entidades públicas e privadas para organização de ações a favor do desenvolvimento sustentável do bioma Pantanal. Segundo Coelho, é necessários o acompanhamento e o desenvolvimento de estratégias, que conectem essas ações, geralmente ligadas à cultura, ciência e tecnologias, negócios, pecuária e turismo.

“Nossa ideia é que empresas como a Energisa, Sebrae, ABPO, Semagro, produtores rurais e outras entidades, que se interessam na manutenção da biodiversidade e na geração de novas ações empreendedoras, se reúnam com uma periodicidade determinada, para que possamos monitorar, quantificar e acompanhar essas ações que merecem destaque. E ainda destaco o papel de veículos de comunicação como a TV Morena, que tem função de estimular uma comunicação direta com a sociedade, desmistificando questões ligadas ao bioma, à pecuária que se desenvolve por lá e sobre a oportunidades de negócios”, relata o presidente do SRCG, Alessandro Coelho. 

O diretor de negócios da TV Morena, Antônio Alves (Tunico), destacou o papel da novela Pantanal, como uma grande plataforma de divulgação, tanto para o Brasil, como em outros países. “A novela estreou com mais de 40 milhões de pessoas assistindo. E quanto mais falar do Pantanal, mais se desmistifica muita coisa. O agro do Pantanal ou tudo que é ligado ao ecossistema, carrega uma falha de comunicação, e temos muito o que melhorar nesse quesito, até que consigamos vender o agro da forma como ele merece, esse é um desafio constante. E a novela está trazendo essa imagem positiva”.

O coordenador de projeto e cadastro da Energisa, Heber Henrique Selvo do Nascimento, destacou o projeto Ilumina Pantanal, que tem mantido produtores rurais e seus colaboradores no bioma. “Através do ilumina Pantanal temos notado a viabilização do produtor rural em manter seu colaborador no campo. Antes tínhamos muita gente saindo das fazendas e agora temos notado o contrário. Agora as pessoas contam com o conforto de de uma energia elétrica, geladeira, ventilador e isso tem feito com que as famílias permaneçam no Pantanal”, explica ao lembrar que o projeto tem por finalidade atender 100% das demandas por energia elétrica no Pantanal.

Também participaram do evento o presidente da Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável – ABPO, Eduardo Cruzetta; o gerente do Sebrae MS, Rodrigo Maia Marcelo Pirani; o coordenador de pecuária da Semagro, Marivaldo Miranda; e a proprietária da Pousada Pioneiro, Cristina  Moreira da Rocha Bastos.


Pantanal (foto: @visitmsoficial)

Notícias relacionadas
© Parceria entre BYD e JV Gera + Raizen instala nove usinas solares no Brasil e evita emissão de 74 mil toneladas de CO₂

Parceria entre BYD e JV Gera + Raizen instala nove usinas solares no Brasil e evita emissão de 74 mil toneladas de CO₂

© Alta produção de biomassa impulsiona uso da BRS Capiaçu na geração de energia renovável

Alta produção de biomassa impulsiona uso da BRS Capiaçu na geração de energia renovável

© JBS multiplica por 7 frota de caminhões elétricos e evita emissão de 5,2 mil toneladas de CO₂

JBS multiplica por 7 frota de caminhões elétricos e evita emissão de 5,2 mil toneladas de CO₂

© Atvos fecha parceria com startup japonesa Tsubame BHB para desenvolver projeto de amônia aquosa verde

Atvos fecha parceria com startup japonesa Tsubame BHB para desenvolver projeto de amônia aquosa verde

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook