Suzano inaugura oficialmente Centro de Distribuição em Americana (SP)

Com um investimento de R$39 milhões, o novo centro entrou em operação em abril deste ano, gerando cerca de 100 postos de trabalho e fortalecendo a eco

Suzano inaugura oficialmente C

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, inaugurou oficialmente seu novo Centro de Distribuição (CD), em Americana (SP), na terça-feira (13). Com um investimento de R$39 milhões, a nova estrutura foi concebida a partir da reforma do armazém de uma antiga empresa de tapetes, feita sob medida para as necessidades da Suzano. Localizado na Avenida Afonso Pansan, às margens da Rodovia Anhanguera, o novo Centro de Distribuição reativou um local que estava ocioso, transformando um espaço subutilizado em uma área que apoiará o desenvolvimento do município. Além de revitalizar a região, o empreendimento gerou cerca de 100 postos de trabalho, entre diretos e indiretos, proporcionando novas oportunidades de emprego e aquecendo a economia local.  Ainda há vagas abertas para atuação no novo CD e os(as) interessados(as) podem se candidatar pelo link: https://imediatonexway.gupy.io/

A nova operação reforça o compromisso da companhia com Americana e com o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua. “Este Centro de Distribuição amplia nossa capacidade logística e garante maior eficiência na entrega de nossos produtos. É um marco importante no crescimento da Suzano, ao mesmo tempo em que reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento econômico local e fortalece nossos laços com a comunidade. Estamos confiantes de que esse novo CD beneficiará tanto a empresa, quanto o município. Dos postos de trabalho gerados, cerca de 60% foram ocupados por moradores de Americana. Ao gerar emprego e renda para o município e colaborar com a economia local, reforçamos nosso direcionador que diz que só é bom para nós se for bom para o mundo”, explica Davi Fabrício Teixeira, gerente executivo de Logística da Suzano.

Em operação desde abril deste ano, o CD de Americana foi implantado para otimizar o escoamento da produção da fábrica de Limeira, além de oferecer suporte logístico para outras unidades da companhia. A partir deste CD, são expedidas cargas de diversos tipos de papéis, tanto para o Brasil quanto para outros 90 países atendidos pela Suzano. Entre os produtos estão o Report®, utilizado para impressão e escrita, o Greenpack®, destinado a embalagens flexíveis, o Greenbag®, para sacolas; além de papéis revestidos, como o Couché Suzano®, e não revestidos, como o Alta Alvura®.

O novo Centro conta com uma área total de 82 mil m², armazém com 30 mil m² e 16 docas, funcionando ininterruptamente, 24 horas por dia e 7 dias por semana, com capacidade para estocar aproximadamente 24 mil toneladas de papel por mês.

A escolha por Americana para essa instalação ocorreu após longo estudo de alternativas. A cidade foi selecionada por sua proximidade com a fábrica de Limeira e por sua localização, que permite acesso fácil e rápido às principais cidades do interior paulista.

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, destaca a importância do empreendimento para a cidade. "A instalação do Centro de Distribuição da Suzano representa um avanço estratégico para Americana, tanto pelo volume de investimento quanto pelo impacto positivo na geração de empregos e na dinamização da nossa economia. Uma entrega que reforça nossa posição como polo logístico regional e confirma que o trabalho conjunto entre poder público e iniciativa privada gera resultados concretos para o desenvolvimento econômico e social. Agradeço à Suzano por acreditar no potencial da nossa cidade", avalia.

Inovação e sustentabilidade na logística

Reforçando sua estratégia de alinhar crescimento operacional com responsabilidade ambiental, a Suzano projetou o novo CD com foco em inovação e sustentabilidade. A estrutura foi planejada para otimizar o fluxo logístico, o tempo de atendimento, a capacidade de armazenamento e a agilidade das movimentações dos produtos Suzano. O armazém está preparado para receber diferentes tipos de veículos e cargas, o que garante versatilidade e eficiência à operação.

O novo CD também se destaca pelas práticas sustentáveis incorporadas ao projeto. Entre as iniciativas a serem implantadas estão o sistema de captação de água da chuva, logística reversa de paletes e gestão zero resíduos para aterros. Além disso, toda a energia utilizada no local é proveniente de fontes renováveis, e parte dos equipamentos utilizados, como carretas e empilhadeiras, são elétricos, contribuindo diretamente para a redução das emissões de carbono.

Para a gestão do CD de Americana, a Suzano firmou parceria com a Imediato Nexway, que tem mais de 40 anos de história e está entre as maiores empresas logísticas do Brasil. A parceira conta com expertise em operações complexas de diversos segmentos e ostenta um portfólio de clientes com nomes de peso como Mercado Livre, Ambev e Raízen.

Notícias relacionadas
© Mário Campos destaca protagonismo do etanol brasileiro em evento internacional nos EUA

Mário Campos destaca protagonismo do etanol brasileiro em evento internacional nos EUA

© Líder global em biotecnologia do etanol diz que Brasil precisa de mais eficiência do que moagem

Líder global em biotecnologia do etanol diz que Brasil precisa de mais eficiência do que moagem

© UNICA entra com pedido no STJ para defender metas do RenovaBio

UNICA entra com pedido no STJ para defender metas do RenovaBio

© Petrobras informa sobre nova descoberta de petróleo na Bacia de Santos

Petrobras informa sobre nova descoberta de petróleo na Bacia de Santos

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook