Proibição de defensivo na Europa mostra como sistemas de monitoramento de aplicação aérea são essenciais

Acompanhando o debate sobre uso de determinados defensivos, uma agtech brasileira aposta na tecnologia para tornar mais eficiente, seguro e sustentáve

Proibição de defensivo na Eu

Depois de uma batalha jurídica e científica que durou anos, a União Europeia proibiu em 2018 o uso de três substâncias utilizadas por produtores rurais. Chamadas de neonicotinoides, elas são prejudiciais a espécies como as abelhas, que acabam tendo seu sistema nervoso atacado pelo insumo. Para reforçar a medida, recentemente os eurodeputados chegaram também a aprovar regras que diminuem a quantidade mínima permitida dos defensivos agrícolas nos alimentos.

As medidas estão dentro de uma grande meta do continente de diminuir pela metade o uso de defensivos agrícolas até 2030. Para alcançar o objetivo, estão previstos investimentos de € 30 milhões em iniciativas e projetos que foquem na biodiversidade.

De acordo com o Parlamento Europeu, os países do bloco produzem 300 mil toneladas de grãos, 166 mil toneladas de raízes, 60 mil toneladas de legumes frescos, 6 mil toneladas de carne bovina e 22 mil toneladas de carne suína.

Os números podem parecer pouco no comparativo com o Brasil - já que por aqui são produzidas mais de 250 milhões de toneladas de grãos e 9 milhões de toneladas de carne bovina -, mas o fato é que a Europa também importa parte de seus alimentos.

Enquanto o chamado “Velho Continente” mira medidas para reduzir a quantidade de defensivos agrícolas utilizados nas culturas, o Brasil conta com soluções locais que auxiliam na tarefa.

Paulo Villela, que é Gerente de Desenvolvimento de Negócios na Perfect Flight, agtech brasileira que oferece serviços de monitoramento de aplicações aéreas e que está presente nos EUA e América Latina, explica que a tecnologia é uma aliada essencial para otimizar o trabalho na área rural.

Ele cita que uma pulverização inteligente reduz o uso dos insumos que combatem as pragas, proporcionando uma série de benefícios.

“Em uma agricultura moderna como a que temos hoje no Brasil, é muito importante que cada aspecto do trabalho seja sistematizado para conseguir uma produção competitiva e que gere produtos saudáveis e  sustentáveis”, diz Paulo Villela.

A importância da pulverização aérea

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o Brasil tem 2.432 aeronaves agrícolas, o que faz com que o país tenha a segunda maior frota do mundo. Junto com equipamentos como drones, a metodologia de pulverização aérea tem mostrado crescimento e se tornado importante para produtores.

Com uma história de mais de 70 anos, a aviação agrícola revolucionou o setor e é uma das responsáveis pela eficiência e qualidade dos produtos brasileiros.

Essencial em caso de plantios que podem atingir alturas elevadas, como a cana-de-açúcar, banana, café e laranja, por exemplo, a pulverização pelo ar tem regras específicas que estão previstas no Decreto Lei 917/1969, e é regulamentada pelo Decreto 86.765/1981.

“A pulverização aérea também é regida por instruções normativas, normas técnicas e vários tipos de regras que garantem a segurança do trabalho. Além disso, toda a tecnologia envolvida nos processos gera benefícios como mais rapidez na aplicação dos defensivos, redução de perdas na produção e possibilidade de execução em locais mais complexos como os encharcados”, cita Villela.

Sistemas de gestão e rastreabilidade como aliados

Com todas as vantagens citadas, a utilização de aeronaves e drones na pulverização tem se popularizado porque efetivamente oferece formas precisas para se aplicar os defensivos agrícolas.

Aliada a plataformas de gestão e rastreabilidade, é possível saber com precisão tanto a quantidade de insumos que será utilizada quanto os locais exatos da aplicação.

Sistemas como o da Perfect Flight mapeiam as áreas agrícolas com o Google Maps e permitem a visualização de faixas de aplicação e dos talhões em detalhes. Ferramentas do tipo garantem precisão na pulverização, além de confiabilidade e segurança.

Com a possibilidade de utilização através de plataformas de gestão, a aposta em sistemas de monitoramento e rastreabilidade de pulverização aérea ainda entrega benefícios como:

Ganho com eficiência, diminuição do desperdício e assertividade na aplicação dos defensivos agrícolas;

Evita a aplicação por duas vezes e em pontos fora da área de plantio como florestas, campos, rios e fauna, permitindo a preservação do ecossistema;

Possibilita o registro de pontos geográficos que tenham colmeias de abelhas, por exemplo, o que permite a visualização e não aplicações nestes espaços;

Os softwares otimizam o tempo de aplicação e evitam que as aeronaves passem um tempo desnecessário no ar, o que permite a diminuição de gastos com combustível e diminui a dispersão de gás carbônico;

Economia com despesas de insumo e equipamentos para os produtores rurais.

“Aliada a sistemas de gestão e rastreabilidade, a pulverização aérea auxilia na redução do uso de defensivos agrícolas e torna a atuação do trabalhador do campo ainda mais precisa e eficiente. Nós entendemos que cada gota importa e por isso o uso desses insumos deve ser o mais racional possível”, finaliza Paulo Villela.

Notícias relacionadas
© Estudo revela presença de agrotóxicos em água da chuva em cidades paulistas, incluindo substâncias proibidas no Brasil

Estudo revela presença de agrotóxicos em água da chuva em cidades paulistas, incluindo substâncias proibidas no Brasil

© Restrições a defensivos químicos ameaçam agricultura na Europa, aponta especialista

Restrições a defensivos químicos ameaçam agricultura na Europa, aponta especialista

© Área tratada por defensivos agrícolas no Brasil cresce 9,2% em 2024

Área tratada por defensivos agrícolas no Brasil cresce 9,2% em 2024

© Morte de abelhas leva a Polícia Científica do Paraná a identificar agrotóxico usado irregularmente no Brasil

Morte de abelhas leva a Polícia Científica do Paraná a identificar agrotóxico usado irregularmente no Brasil

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook