Conselho Estadual de Agrotóxicos realiza reunião e visita pesquisa de bioinsumos da UFGD em Dourados

Os conselheiros também conheceram a biofábrica existente na incubadora

Conselho Estadual de Agrotóxi

O Conselho Estadual de Agrotóxicos reuniu-se na última sexta-feira (02) na sede da Embrapa Agropecuária Oeste. No evento foram julgados seis processos de recursos relativos aos auto de infrações aplicados pela IAGRO a profissionais, revendas e produtores autuados por infringirem a Lei Estadual de Agrotóxicos.

Na ocasião, o presidente Fernando Nascimento do C.E.A., acompanhado pelo Conselheiro Jânio Borges, visitaram o professor Fabrício Fagundes Pereira, da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA), da UFGD que desenvolve um trabalho de controle biológico com macrobiológicos para controle de pragas de eucalipto, soja, milho e mandioca.

Os conselheiros também conheceram a biofábrica existente na incubadora, que conta com vários profissionais, estagiários e bolsistas trabalhando na produção de insetos que controlam outros tipos de pragas daquelas culturas.

"O trabalho sob a coordenação do professor Fabrício permitiu a nossa equipe conhecer o processo de desenvolvimento e produção de macrobiológicos para controle de pragas. Estes são bioinsumos importantes para reduzir os prejuízos causados por alguns insetos em culturas importantes para o Estado, inclusive minimizando a aplicação de agrotóxicos.

A nossa preocupação é apresentar, em breve, uma proposta de Programa que contemple a expansão do uso de bioinsumos na produção agrícola estadual. Para tal, teremos que identificar as principais demandas e dificuldades dos setores de pesquisa, produção e assistência técnica que viabilizarão o sucesso do uso desses insumos na agricultura," comentou Fernando Nascimento.


Rosana Siqueira

Notícias relacionadas
© Estudo revela presença de agrotóxicos em água da chuva em cidades paulistas, incluindo substâncias proibidas no Brasil

Estudo revela presença de agrotóxicos em água da chuva em cidades paulistas, incluindo substâncias proibidas no Brasil

© Restrições a defensivos químicos ameaçam agricultura na Europa, aponta especialista

Restrições a defensivos químicos ameaçam agricultura na Europa, aponta especialista

© Área tratada por defensivos agrícolas no Brasil cresce 9,2% em 2024

Área tratada por defensivos agrícolas no Brasil cresce 9,2% em 2024

© Morte de abelhas leva a Polícia Científica do Paraná a identificar agrotóxico usado irregularmente no Brasil

Morte de abelhas leva a Polícia Científica do Paraná a identificar agrotóxico usado irregularmente no Brasil

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook